ANA




Nome/Significado: Ana significa "graciosa" ou "cheia de graça".
Função: Mulher de Elcana, mãe de Samuel.
Referência da sua história: 1 Samuel
Resumo: Sendo estéril clamou a Deus por um filho e depois o ofertou ao templo para ser profeta.

Então Ana orou assim: "Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação.
"Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.
"Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens.
"O arco dos fortes é quebrado, mas os fracos são revestidos de força.
Os que tinham muito, agora trabalham por comida, mas os que estavam famintos, agora não passam fome. A que era estéril deu à luz sete filhos, mas a que tinha muitos filhos ficou sem vigor.
"O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata.
O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta.
Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. "Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo.
Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece.
Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra. Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido".
1 Samuel 2:1-10

Naquela época a principal função da mulher era a procriação. Uma mulher que fosse incapaz de gerar filhos era considerada indigna, uma mulher que não possui o favor de Deus.
Outro costume que eles tinham era a poligamia, o homem podia ter quantas mulheres que quisesse desde de que pudesse sustentar a todas. A bíblia nos relata que Elcana (Marido de Ana) possuía uma concubina chamada Penina, que não perdia nenhuma oportunidade de insultar Ana.
Quem sabe dizeres como:

-Sua seca! Incapaz de gerar herdeiros.
-Infértil!
-Amaldiçoada!

Tais acusações deixava Ana completamente desconcertada, sua vida se resumia a insultos e choros, aponto de Elcana perguntar:
   
Elcana, seu marido, lhe perguntava: "Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos? "
1 Samuel 1:8

Ana não aguentava mais, os insultos passariam mas e a tristeza, a falta de um filho querido?
Desesperada saiu rumo ao templo, precisava contar ao Senhor tudo o que sentia, precisa implorar pela misericórdia de Deus.

E, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor.
E fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados".
1 Samuel 1:10-11

Enquanto isso o profeta a observava de longe, percebia apenas o mexer dos lábios de Ana... Acredito que a dor e clamor daquela mulher era tão grande que o som das palavras insistiam em não sair.

O som da boca dela não saia
E nem precisava,
Do seu coração saiu tudo o que a boca não conseguia dizer...

Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada
e lhe disse: "Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho! "
Ana respondeu: "Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor.
Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza".
Eli respondeu: "Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu".
1 Samuel 1:13-17

Não era de vinho o seu embriagar
Era do Espírito Santo, que a visitava ali...

A bíblia nos conta que na manhã seguinte depois de adorarem ao Senhor, Ana se deitou com Elcana e Deus lembrou-se dela.

Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: "Eu o pedi ao Senhor".
Quando no ano seguinte Elcana subiu com toda a família para oferecer o sacrifício anual ao Senhor e para cumprir o seu voto,
Ana não foi e disse a seu marido: "Depois que o menino for desmamado, eu o levarei e o apresentarei ao Senhor, e ele morará ali para sempre".
1 Samuel 1:20-22

Ana cumpriu o seu voto e Samuel foi um dos homens mais usados por Deus.

O impossível não existe para o nosso Deus!
Ana nos dá uma lição de adoração pura e sincera, aquela que é capaz de deixar-nos embriagados da glória do Senhor.
Como o Pai ficaria indiferente ao clamor tão comovente e sincero de sua filha?

Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. 

Peça com fé e lhe será dado!


Comentários

Postagens mais visitadas