JEZABEL




Nome/Significado: O nome Jezabel significa: “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro”.
Função: Rainha, esposa de Acabe e se intitulava sacerdotisa de Baal.
Referência da sua história: 1 Reis: 21 (sendo que antes disso ela já é citada) E 2 Reis.
Resumo: uma Rainha má, que controlava seu marido rei, além de incitar a idolatria em Israel tratava de acabar com qualquer um que batesse de frente com seus ideais.

Jezabel era uma princesa fenícia que se casou com o rei Acabe afim de estreitar relações entre Israel e a Fenícia.
Comumente ouvisse dizer: “Aquele mulher tem o espírito de Jezabel!”
Isso se atribui ao comportamento da rainha que era má, devassa, gostava de manipular sendo assim a expressão acima significa que a pessoa possui as mesmas características. O uso do nome de Jezabel como um adjetivo ruim é constatado até mesmo na bíblia:

“Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.
No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.
Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.
Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.”
Apocalipse 2:19-22

Devido a sua grande idolatria por Baal, ela tentava a todo custo eliminar qualquer vestígio que remetesse a Deus. Perseguindo e matando os profetas de Deus.
Em Samaria já havia 3 anos e 6 meses de seca e Deus enviou Elias para propor um desafio aos sacerdotes de Baal no monte Carmelo.

"Não tenho perturbado Israel", Elias respondeu. "Mas você e a família do seu pai têm. Vocês abandonaram os mandamentos do Senhor e seguiram os baalins.
Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel. "
Acabe convocou então todo o Israel e reuniu os profetas no monte Carmelo.
Elias dirigiu-se ao povo e disse: "Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no". O povo, porém, nada respondeu.
1 Reis 18:18-21

O desafio era o seguinte: O primeiro deus que responder as orações com fogo seria o deus de Israel.

Disse então Elias: "Eu sou o único que restou dos profetas do Senhor, mas Baal tem quatrocentos e cinquenta profetas.
Tragam dois novilhos. Escolham eles um, e cortem-no em pedaços e o ponham sobre a lenha, mas não acendam fogo. Eu prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, e também não acenderei fogo nela.
Então vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O deus que responder por meio do fogo, esse é Deus". Então todo o povo disse: "O que você disse é bom".
1 Reis 18:22-24

O deus Baal nada respondia! Seus profetas dançavam, pulavam, se cortavam (v.26, 28) e Elias zombava deles (v.27).
Logo cessou a vez dos baalitas e Elias começou a preparar o altar com doze pedras que simbolizavam as tribos de Israel, mandou cavar uma valeta ao redor, encheu de água, derramou sobre o sacrifício, e sobre a lenha. Depois disso orou a Deus e pediu a resposta com fogo.
E Deus respondeu.
Veio o fogo e consumiu a oferta e a água em redor.
Mesmo assim Jezabel não se rendeu e continuou com os mesmos atos, e Elias falou o que Deus faria a ela:

E, acerca de Jezabel, o Senhor diz: ‘Os cães devorarão Jezabel junto ao muro de Jezreel.”
1 Reis 21:23

E dessa forma foi a morte de Jezabel:
“Acazias havia se tornado rei de Judá no décimo primeiro ano de Jorão, filho de Acabe.
Em seguida Jeú entrou em Jezreel. Ao saber disso, Jezabel pintou os olhos, arrumou o cabelo e ficou olhando de uma janela do palácio.
Quando Jeú passou pelo portão, ela gritou: "Como vai, Zinri, assassino do seu senhor? "
Ele ergueu os olhos para a janela e gritou: "Quem de vocês está do meu lado? " Dois ou três funcionários olharam para ele.
Então Jeú ordenou: "Joguem essa mulher para baixo! " Eles a jogaram e o sangue dela espirrou na parede e nos cavalos, e Jeú a atropelou.
Jeú entrou, comeu, bebeu e ordenou: "Peguem aquela maldita e sepultem-na, afinal era filha de rei".
Mas, quando foram sepultá-la, só encontraram o crânio, os pés e as mãos.
Então voltaram e contaram isso a Jeú, que disse: "Cumpriu-se a palavra do Senhor, anunciada por meio do seu servo Elias, o tesbita: Num terreno em Jezreel cães devorarão a carne de Jezabel,
os seus restos mortais serão espalhados num terreno em Jezreel, como esterco no campo, de modo que ninguém será capaz de dizer: ‘Esta é Jezabel’ ".


A idolatria é um pecado que fere o coração de Deus. Ele tem ciúmes dos seus filhos e não quer dividi-los com deuses estranhos.
Deus é misericordioso, mas ao que plantar mal, colherá mal.

Que Ele nos ajude a sempre atentar e adorar somente ao Senhor Criador.

Comentários

Postagens mais visitadas