EVA




Nome/Significado: Significa "a que vive", "a vivente", "a que tem vida", ou "cheia de vida". Também é atribuída a “A mãe de todos os povos”.

Função: A primeira mulher, matriarca da humanidade, esposa de Adão.

Referência da sua história: Gênesis: 2:22

Resumo: A companheira de Adão, foi também responsável pela perpetuação da humanidade, e o que marcou sua história foi o fato de ter comido e ofertado a Adão o fruto proibido por Deus causando assim a expulsão do Jardim do Éden.


"Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também."
Gênesis 3:6

Juntos viviam em paz no Éden, Adão e Eva. Eles tinham o privilégio de receberem Deus todos os dias para uma visita partilhando de toda uma intimidade com o Criador. Lá no Éden (que alguns consideram um alegoria de como será o céu) não havia dor, choro, nem o mal, até mesmo os seres que hoje são perigosos como os animais selvagens não conheciam o mal e talvez por isso não representavam nenhum tipo de mal ao primeiro casal.

Adão e Eva são a representação primária do plano Que Deus iria implantar na Terra. Um povo baseado em uma organização chamada de família. O Pai criou o ser humano para se relacionar com outros seres humanos e dessa forma viverem na Terra.

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”
Gênesis 2:24

Deus tinha instruído que tudo no Éden poderia ser comido menos a árvore do conhecimento do bem e do mal. Porém o “proibido” chamava muita atenção, e Eva seduzida por a serpente comeu do fruto, desobedecendo a ordem do Senhor. E o castigo de Eva, Adão e a serpente foi:

"Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.
Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".
À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará".
E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.
Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.
Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".
Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade."
Gênesis 3:14-20

"Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre".
Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado."

Gênesis 3:22-23


A história de Eva nos ensina que antes de tudo somos seres humanos, tendenciosos ao erro e ao pecado e que se escolhermos esse caminho teremos em troca sofrimento e dor além do afastamento do nosso Pai Celeste.
Sobretudo devemos vigiar e obedecer ao Senhor, seja qual for a ordem Dele.
 


Comentários

Postagens mais visitadas